Notícias de saúde

Ministério incentiva uso racional de medicamentos

29 de Maio de 2002 (Bibliomed). A prescrição e o uso de medicamentos no Brasil ainda não é feita de forma ideal. Segundo o Ministério da Saúde, em muitos casos, os medicamentos são receitados para uso por períodos inadequados e com dosagens incorretas. Muitas vezes, o próprio paciente procura uma farmácia e adota a prática da automedicação. Para melhorar as prescrições, o governo federal, com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), está treinando os médicos que fazem parte da rede pública de saúde. O I Curso de Capacitação dos Prescritores para Promoção do Uso Racional de Medicamentos está sendo feito por médicos que vão atuar como multiplicadores em suas regiões. O treinamento será levado pelos multiplicadores aos pólos de capacitação do Programa de Saúde da Família (PSF).

O uso indiscriminado de medicamentos, segundo o Ministério da Saúde, está aumentando a procura pelos serviços de assistência. No entanto, os casos atendidos também têm apresentado maior complexidade. Outro problema gerado pelo uso excessivo é a resistência dos microorganismos às drogas disponíveis, o que encarece os tratamentos, já que exige medicamentos cada vez mais potentes.

Os médicos que participam do I Curso serão treinados durante dez dias por professores da Universidade La Plata, da Argentina, que é referência da OMS na América Latina para a prescrição de medicamentos. A intenção do Ministério da Saúde é capacitar os médicos que participam do PSF, difundindo cada vez mais a necessidade do uso racional dos medicamentos. Até o fim de 2002, 20 mil equipes estarão atuando em todas as regiões do Brasil. A capacitação, no entanto, já tem impacto agora. Atualmente, o PSF já tem cerca de 14 mil equipes trabalhando em quase 4 mil municípios. O Programa atende cerca de 50 milhões de pessoas, número que equivale a 30% da população brasileira.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários