Notícias de saúde

Para Compreender a Deficiência

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais está oferecendo um curso para que pais e cuidadores de deficientes tenham maior facilidade na hora de encontrar o caminho da felicidade para as pessoas portadoras de anomalias de todo e qualquer nível.

O Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG promove o curso "Para Compreender a Deficiência", nos dias 12 e 13 de agosto de 2000 (sábado e domingo), no Salão Nobre da Faculdade, Av. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, em Belo Horizonte. MG. Simultaneamente estará sendo lançado um livro com depoimentos dos participantes e colaboradores.

O Curso, de 12 horas/aula, pretende ser um divisor de águas para a eliminação de mitos e o amenizar das dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras de deficiência, seus familiares e profissionais envolvidos, além de provar que existem caminhos específicos para cada indivíduo, sendo que o diagnóstico preciso e precoce, aliado a boas gamas de amor e atenção, podem trazer resultados fantásticos.

Os organizadores, professores Mauro Ivan Salgado, Eugênia Ribeiro Valadares, da Faculdade de Medicina da UFMG; e Walter Camargos Jr., da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte; reuniram profissionais reconhecidos pelo seu trabalho na área da deficiência e usuários do sistema de saúde para tratar dos temas Saúde, Educação e Família, mesclados com palestras e depoimentos pessoais, além de conferências, mesas-redondas, aulas expositivas e debates.

Afinal, apesar de globalização da economia e novas tecnologias de comunicação e educação estarem em franca ascensão, a sociedade contemporânea enfrenta desafios cada vez maiores e mais complexos, principalmente no âmbito da ética, da compreensão dos limites individuais e comportamentais. "Estes desafios se dirigem à civilização, e as respostas devem ser dadas por todos os ramos do conhecimento, de maneira integrada e complementar",declaram.

Estão sendo oferecidas 350 vagas. O valor da inscrição é de R$10,00 e toda a renda será totalmente revertida para o Conselho de Saúde do Hospital das Clínicas. Mais informações e inscrições: Sub-sede da Apubh - (31) 226 6991 / Fax 248 9787. O curso é dirigido aos pais, familiares, profissionais que atendam à deficiência, portadores e todos os interessados.

O programa aborda temas como as leucemias, sociedade e preconceito, a evolução do Homem, deficiência e saúde, imunodeficiências, mucoviscidose, hemofilia, anemias hereditárias, além de várias mesas redondas, debates e depoimentos de casos.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários