Publicidade

Notícias de saúde

Pesquisa revela índice de infecção por HIV entre as prostitutas

Belo Horizonte, 20 de Março de 2002 (Bibliomed). Um estudo do Ministério da Saúde pesquisou cerca de 3 mil prostitutas que atuam no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Os resultados do trabalho revelaram que 6% das profissionais do sexo estão infectadas com o vírus HIV. A contaminação é maior na região Sul, onde o índice é superior a 10%. No Sudeste, o índice é de 8,2% e no Nordeste é de 2,25%. A pesquisa teve início em outubro de 2000 e foi concluída em fevereiro de 2001. O objetivo do Ministério da Saúde é desenvolver políticas públicas específicas para as prostitutas.

A Rede Nacional de Profissionais do Sexo afirma que, apesar dos índices de infecção, o Brasil ainda tem uma taxa menor de prostitutas com Aids em comparação com a Tailândia, o Canadá e a China. A Rede não acredita que os resultados do estudo vão prejudicar as prostitutas, caracterizando-as como potenciais transmissoras de doenças. A pesquisa do Ministério revelou ainda que grande parte das profissionais do sexo não faz o exame preventivo do câncer.

As políticas de combate à Aids no País foram alvo de elogios na semana passada, quando esteve no Brasil um representante do Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids). O membro do Unaids afirmou que o exemplo brasileiro serve para o resto do mundo. O Brasil tem, hoje, cerca de 600 mil casos de infecção pelo HIV. Os resultados do trabalho preventivo, no entanto, são positivos: o país chegou ao ano 2000 com menos da metade dos casos estimados pelo Banco Mundial há alguns anos.

A previsão era de que o Brasil teria 1,2 milhão de infectados. A queda da mortalidade foi outro avanço registrado, desde o início da distribuição gratuita dos anti-retrovirais a partir da década de 90. Atualmente, 113 mil doentes recebem o coquetel. Há 424 unidades de distribuição e ONGs envolvidas no processo. O Brasil também produz oito anti-retrovirais não protegidos por patentes.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: