Notícias de saúde

Dentes de ouro podem causar problemas na gengiva

Belo Horizonte, 14 de Março de 2002 (Bibliomed). A idéia de enfeitar o sorriso com coroas de ouro nos dentes pode não ser uma boa, se o procedimento não for realizado de forma adequada. As coroas de ouro, se mal colocadas, podem causar sérios problemas gengivais que podem levar à perda dos dentes.

Um grupo de dentistas publicou o caso de uma garota de 16 anos de idade que aplicou coroas de ouro sobre seus dentes. Uma das coroas não foi bem posicionada, e a garota procurou atendimento no consultório dos pesquisadores.

A menina apresentava inchaço e sangramento das gengivas, e os dentistas recomendaram a retirada das coroas. A garota não consentiu, e permaneceu com os dentes de ouro.

Após 4 semanas, a menina retornou ao dentista, e foi diagnosticada como portadora de gengivite ulcerativa necrotizante. Esta doença gengival é muito grave, e causa morte dos dentes, ulceração, hemorragia e muita dor. Após anestesia da área afetada, a coroa de ouro foi removida e foram aplicados medicamentos. Em uma semana, a situação da menina estava consideravelmente melhor.

Decorar os dentes é a última moda na Europa. Pessoas, principalmente adolescentes e jovens, estão cada vez mais procurando opções de decoração e aplique de jóias nos dentes, mas é preciso cuidado quando se for escolher estes acessórios de beleza.

A boca é um órgão extremamente sensível a corpos estranhos. É provado que próteses, piercings e outros corpos estranhos aplicados à boca são fonte potencial de complicações que podem ser graves, como infecções, lesões crônicas e até mesmo câncer de lábio e língua. O uso de acessórios deve ser considerado com cuidado, e sempre com acompanhamento profissional especializado de boa qualidade. Do contrário, o que deveria ser uma opção estética pode virar um problema de saúde, e ainda por cima com prejuízos estéticos irreversíveis.

As coroas de ouro, por exemplo, devem ser aplicadas por profissional habilitado, e a pessoa deve fazer controle dos apliques para prevenção e cuidado das potenciais complicações que podem surgir.

Existem ainda outras opções de decoração dos dentes, muitas vezes mais saudáveis e tão bonitas quanto as coroas de ouro. Uma opção é o aplique de um ornamento de ouro 24 quilates, branco ou amarelo, que é colado aos dentes da frente. A diferença entre este aplique e o dente de ouro é que este último fica em contato íntimo com a gengiva, podendo trazer mais problemas do que o primeiro, que é apenas colado ao dente.

Outra opção, projetada especialmente para jovens, é a tatuagem dentária. É um procedimento temporário, decorativo, onde a figura escolhida é pintada sobre o esmalte dos dentes. Com o tempo, a tinta, atóxica, vai saindo do esmalte, e um procedimento de limpeza profunda retira o resto da pintura. Pode ser uma boa opção para quem quer incrementar o sorriso sem comprometer, a longo prazo, a aparência dos dentes.

As tendências da moda sempre devem ser avaliadas a partir do conceito de saúde. Lembre-se sempre que as modas passam, e a saúde é o que deve permanecer. As pessoas devem sempre ter em mente que a realização de procedimentos definitivos podem causar arrependimento depois, tanto pelo caráter volúvel da moda quanto pelos danos à saúde e à estética que podem surgir destas tentativas de embelezamento.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários