Notícias de saúde

Vacina contra a dengue entra na última fase de testes

Belo Horizonte, 08 de Março de 2002 (Bibliomed). Uma substância que apresenta resultados positivos contra a dengue está pronta para ser submetida à última fase de testes. Desenvolvida na Tailândia, a substância tem grandes chances de se tornar a primeira vacina contra a doença, que tem feito inúmeras vítimas em todo o mundo e, principalmente, no Brasil. A terceira fase de testes, que avalia a eficiência do produto, será feita em 3 mil pessoas, moradoras de diversos países na Ásia, em uma data que ainda não foi definida. Os estudos estão sendo acompanhados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Robert Shope, consultor da OMS para estudos de vacinas contra a dengue e professor de Patologia da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, esteve no Brasil no mês passado e falou sobre os estudos. Para ele, a vacina desenvolvida na Tailândia é a que mostrou resultados mais eficazes até agora. Shope discutiu o tema com outros especialistas durante o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, que foi feito em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Médicos e cientistas querem descobrir formas de barrar e controlar as epidemias que castigam o mundo. O vírus da dengue, que mais uma vez voltou a provocar um número significativo de casos no Brasil, também é responsável por epidemias e surtos em outros países, sobretudo da África e Ásia.

A substância em desenvolvimento já passou por duas fases. Na primeira, os pesquisadores verificaram se ela não provocava efeitos colaterais que ameaçassem a população. Na segunda etapa, a substância foi testada em 200 pessoas e provou que não traz riscos, além de garantir que seus usuários criem anticorpos contra todos os vírus da dengue.

O produto ainda não tem nome. Sua composição inclui partículas que imitam a estrutura dos quatro vírus da dengue existentes no mundo. Pelos resultados, os pesquisadores acreditam que a vacina, se aprovada, deverá ser tomada a cada dez anos, imunizando os pacientes contra todos os tipos da doença.

A vacina não deve ser testada em brasileiros. Há substâncias contra a dengue sendo pesquisadas em outros países, como os Estados Unidos, que estuda três produtos ainda na fase de laboratório. Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto também pesquisa possíveis vacinas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários