Notícias de saúde

Guia da Organização Mundial de Saúde alerta turistas sobre doenças existentes no Brasil

Belo Horizonte, 28 de Fevereiro de 2002 (Bibliomed). O guia anual 2002 produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e destinado aos turistas internacionais mostra a situação da saúde pública de diversos países e dá destaque especial ao Brasil. O turista que vier para terras brasileiras e consultar anteriormente o Guia da OMS vai saber que o país registra casos de dengue, febre amarela, malária, cólera e hepatites A, B e C. Se o turista não desistir de voar para o Brasil, deverá ter se submetido a uma bateria de vacinas e ainda assim correr riscos. Alertas são feitos também para quem pretende ir a países da América Latina, África e Sudeste Asiático.

O guia faz parte do relatório anual publicado pela OMS sobre as condições de saúde em cada um dos países. Em relação ao Brasil, há recomendações quanto à prevenção da febre amarela. Além de citar que o contágio pode ocorrer em pelo menos 13 estados brasileiros (Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e algumas regiões específicas de Minas Gerais, Paraná e São Paulo), recomenda ao turista procurar pela vacina contra a doença ainda no país de origem. Na prática, o imunizante deve ser aplicado dez dias antes da viagem.

O guia informa também que o vírus da dengue está concentrado na região do Centro-Oeste e na costa atlântica brasileira, entre o norte do Rio de Janeiro e Salvador. A recomendação dos especialistas aos turistas estrangeiros, nesse caso, é de que tentem evitar picadas de mosquitos, tanto de dia quanto à noite.

Outro alerta da OMS em relação ao Brasil é sobre a malária. Segundo o relatório, o risco de contágio dessa doença é elevado na região da Amazônia Legal e fora dela é quase nulo. A entidade sugere que os turistas estrangeiros tomem vacina contra a malária antes de chegar ao Brasil.

Sobre o perigo da contaminação de hepatite A e de cólera, o guia ressalta a falta de condições sanitárias em algumas localidades brasileiras e recomenda a ingestão de água mineral. Há indicação de vacinas contra as outras hepatites.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários