Notícias de saúde

José Serra critica prefeitura por causa de epidemia

Belo Horizonte, 13 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). A prefeitura de Barretos, em São Paulo, voltou a ser alvo das críticas do ministro da Saúde, José Serra. A cidade enfrentou uma epidemia de dengue no início do ano e, segundo sugeriu o ministro, pode não ter aplicado corretamente os recursos enviados pelo ministério para o combate à doença.

Serra disse que não é possível saber se todas as prefeituras aplicaram corretamente os recursos, mas afirmou que será feita uma auditoria em todas as cidades que apresentam problemas com a dengue para saber exatamente onde ocorreram falhas.

O principal alvo das investigações será a cidade criticada. Barretos é um município desenvolvido e com um bom padrão de vida. Segundo o ministro, dengue é uma doença que pode afetar tanto pobres quanto ricos e a cidade tinha condições de ter controlado o problema.

Ele foi enfático em afirmar que a falta de controle da doença na cidade acabou espalhando a epidemia por toda a região.

Mas o ministro também aproveitou a oportunidade das declarações para anistiar as prefeituras de Ribeirão Preto e de Jardinópolis, cidades que também sofreram epidemias de dengue no início do ano. Ele afirmou que, nessas duas cidades, a culpa não foi das administrações municipais.

As declarações de Serra foram feitas na própria cidade de Barretos quando ele ministrava, na semana passada, uma aula inaugural dos cursos de qualificação para profissionais da área de enfermagem oferecidos pelo ministério.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários