Notícias de saúde

Campanha de vacinação contra rubéola será prorrogada

Belo Horizonte, 20 de Novembro de 2001 (Bibliomed). A Campanha de Vacinação contra Rubéola, destinada a mulheres em idade fértil, foi prorrogada até o dia 30 deste mês. De acordo com Mauro Costa, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a prorrogação vai acontecer em virtude dos feriados locais e nacionais durante o período da campanha e também do mau tempo em diversos estados onde a chuva prejudicou o acesso aos postos de vacinação.

A rubéola é uma doença grave quando atinge a mulher durante a gravidez. A infecção provoca cegueira, surdez e outras deficiências no bebê. A Campanha de Vacinação atende mulheres com idade entre 12 e 30 anos e está sendo realizada nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Acre, Goiás, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Maranhão.

Em São Paulo, o secretário estadual de Saúde, José Guedes, criticou a pouca importância dada à campanha. A expectativa da secretaria era vacinar, em dez dias, cerca de 4,8 milhões de mulheres. Entretanto, apenas 23% das cinco milhões de mulheres com idade entre 15 e 29 anos foram imunizadas na primeira semana da campanha.

O motivo pode ter sido a dificuldade para sair do trabalho. Por isso, ele pediu mais empenho dos prefeitos para mobilizar equipes para irem aos locais de trabalho das mulheres e aos empregadores para facilitar a saída de funcionárias para que procurem os postos de vacinação.

Ele lembrou que, apesar da campanha na mídia, não existe tradição de vacinação na faixa etária enfocada.

Mauro recomenda às mulheres irem o quanto antes aos postos para evitar atropelos e contratempos. Além dos postos de saúde, a vacina também está disponível em postos itinerantes montados em supermercados e terminais rodoviários, por exemplo. A única contra-indicação para tomar a vacina é se a mulher já estiver grávida.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários