Notícias de saúde

Tratamento com homeopatia não provoca efeitos colaterais em asmáticos

Belo Horizonte, 16 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Um recente estudo desenvolvido na Faculdade de Ciências de Saúde de São Paulo (Facis) revelou que a homeopatia é capaz de melhorar a qualidade de vida de crianças asmáticas, evitando sintomas físicos como tosse e desconforto respiratório, em muitos casos.

O estudo foi feito com 51 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 12 anos, que sofrem de asma. Elas responderam a perguntas sobre seu dia-a-dia, desde sentimentos sobre o problema até as impossibilidades físicas decorrentes da asma.

De acordo com as respostas, ficou comprovado que o tratamento homeopático não causa efeitos colaterais, ao contrário do que ocorre com os procedimentos convencionais.

Os tratamentos em que são utilizados medicamentos como corticóides, por exemplo, podem prejudicar os sistema imunológico e causar a retenção de líquidos. Já os feitos com broncodilatadores, podem provocar tremores e alterar o ritmo de batimentos cardíacos.

As perguntas feitas pelos pesquisadores foram baseadas no questionário francês Auquei (Autoquestionarie de Vie Qualité Enfant Imagé, ou questionário de avaliação de qualidade de vida em crianças) e foram adaptadas para o Brasil pelo psiquiatra Francisco Assumpção com o objetivo de identificar os impactos da asma na vida dos pacientes.

As crianças responderam ao questionário em dois momentos: durante a primeira consulta e 180 dias depois dela. Além da questão dos efeitos colaterais do tratamento, mais da metade dos pacientes (55% deles) também relataram melhor disposição e melhoria do quadro psicológico.

A Facis oferece tratamento gratuito para crianças asmáticas. Alergias, infecções e problemas emocionais, entre outros, podem ser os causadores da asma, uma doença crônica que faz aumentar a secreção nos pulmões e provoca o estreitamento e inflamação dos brônquios.

As informações sobre o tratamento podem ser obtidas pelo telefone (11) 5084-3141.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários