Notícias de saúde

Governo timorense quer aprender com o Brasil

Belo Horizonte, 26 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Até o próximo dia 2, representantes do Ministério da Saúde do Timor Leste visitam o Brasil para conhecer o sistema de saúde nacional. A visita faz parte de um acordo de cooperação entre os dois países, que querem trocar experiências na área de promoção da saúde. A comitiva timorense é formada pelo vice-ministro da Saúde, João Soares, além de quatro outros representantes do ministério.

O governo brasileiro vai apresentar aos visitantes os programas e ações que estão sendo executados no País. O Timor pretende implantar algumas destas iniciativas. A comitiva timorense vai participar ainda de exposições sobre temas variados. Políticas de controle de detecção de doenças, como Aids, diabetes, febre amarela e dengue; medicamentos e produção de genéricos; legislação e financiamento da saúde são alguns dos assuntos abordados. O Ministério da Saúde do Timor Leste também vai conhecer as campanhas de imunização brasileiras e os programas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, além de visitar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Pastoral da Criança.

O intercâmbio com os brasileiros inclui ainda a apresentação do Programa de Saúde da Família (PSF), que está sendo implantado em todo o País. Os representantes do governo timorense terão palestras sobre os objetivos do programa e seus pólos de capacitação, e vão acompanhar as equipes que já estão nas ruas. Pelo acordo feito entre os dois países, os brasileiros devem viajar para o Timor Leste para capacitar os profissionais nos programas que interessarem ao governo timorense.

Apesar do PSF ainda estar em implantação no Brasil, representantes do Ministério da Saúde já estiveram no Timor Leste em junho deste ano, para estudar e discutir formas de implantar um programa semelhante no Timor. A comitiva brasileira ofereceu assessoria técnica para a criação de uma Escola de Profissionais de Saúde. Em 2000, representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também visitaram o Timor Leste para realizar uma campanha de vacinação contra a poliomielite. Na ocasião, 95% da meta de imunização prevista foi atingida. Além da dose protetora contra a paralisia infantil, as crianças timorenses receberam reforço de vitamina A.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários