Notícias de saúde

USP seleciona pacientes para estudo sobre terapia via web

Belo Horizonte, 15 de Outubro de 2001 (Bibliomed). O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) está recrutando interessados em participar de uma pesquisa sobre terapia via internet. O objetivo é comprovar a eficácia e limites do tratamento não-presencial. O tema é polêmico.

Hoje o Conselho Federal de Psicologia não aprova esse tipo de terapia, uma vez que ainda não há estudos no País que comprovem sua eficiência. Já houve casos, inclusive, de psicólogos que tiveram sua licença cassada por promover sessões terapêuticas através de e-mails, chats, fóruns e ICQ.

O estudo está de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia e do Ministério da Saúde. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, não estarem recebendo nenhum outro tratamento psicológico e terem pleno acesso e conhecimento no uso da internet. A terapia terá duração de 15 semanas e será feita via fórum, em um site com acesso restrito por senha.

A USP está selecionando também terapeutas. Para participar, os psicólogos devem ter pelo menos quatro anos de experiência clínica e estarem inscritos regularmente no Conselho Regional de Psicologia. Todos os envolvidos na pesquisa devem ser voluntários. As sessões serão gratuitas.

Os pesquisadores prometem manter sigilo sobre a identidade e/ou informações que possibilitem o reconhecimento dos pacientes voluntários. Os dados serão criptografados para aumentar a segurança e evitar a ação de hackers.

Os psicólogos responsáveis pelo estudo, Oliver Zancul Prado (CRP 06/55700-1) e Sonia Beatriz Meyer (CRP 06/8869), advertem que não existem garantias de que os resultados obtidos na terapia serão positivos para o cliente.

Mas dão um tranqüilizador: em casos graves, a internet vai ser substituída por contatos telefônicos ou pessoais. O pesquisador irá indicar tratamento em instituições públicas ou filantrópicas próximas à localidade geográfica do cliente.

Mais informações pelo site http://netpesquisa.com ou pelo telefone (16) 270-6953.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários