Publicidade

Notícias de saúde

Redução de hormônio da menopausa pode contribuir para a insônia

Belo Horizonte, 19 de Setembro de 2001 (Bibliomed). Não é só osteoporose, depressão, falta de apetite sexual. A chegada da menopausa agora incomoda as mulheres também durante o sono, ou na falta dele. A revista Obstetris & Gynecology publicou na sua edição de setembro uma pesquisa feita por médicos da Universidade da Pensilvânia.

Eles afirmam que a redução dos níveis do hormônio estradiol nos anos que precedem a menopausa, pode contribuir para a insônia em algumas mulheres.

A pesquisa foi feita com 218 mulheres negras e 218 mulheres brancas com idade entre 35 e 49 anos, durante um período de dois anos. As participantes responderam perguntas sobre hábitos de sono e foram submetidas a exame de sangue para testar os níveis hormonais, incluindo o estradiol, em quatro momentos diferentes do estudo.

O estradiol é um hormônio estrogênico, produzido pelos ovários, e pode ser mais importante do que se imaginava para as mulheres com idade entre 45 e 49 anos.

A terapia de reposição hormonal é um dos tratamentos mais comuns a que as mulheres se submetem para sanar alguns dos problemas dessa fase e pode ser que seja eficiente também para o caso de insônia. A reposição acontece principalmente na administração do estrógeno.

Existem diversas maneiras de se administrar o estrógeno: via oral, via transdérmica, via vaginal, e injetável. No Brasil as duas vias mais comuns são a transdérmica e a oral, tendo sido lançado recentemente o implante subcutâneo.

No entanto algumas advertências têm de ser feitas: Nunca inicie qualquer tratamento hormonal sem supervisão médica.

Somente o médico pode avaliar a dose exata do medicamento e acompanhar seu excesso ou eventual falta. Também não se deve abandonar a terapia hormonal. As vantagens de evitar a osteoporose e as doenças cardiovasculares só se obtém através do uso contínuo. A interrupção do tratamento causa alterações irreversíveis.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: