Notícias de saúde

Italianos pesquisam fonte da juventude

São Paulo, 18 de Junho de 2001 (eHealthLA). O velho sonho da eterna juventude pode se tornar realidade, em breve. De acordo com a revista Nature Genetics, uma equipe de pesquisadores da Universidade La Sapienza, de Roma, obteve sucesso nos experimentos realizados em cobaias para lhes conservar a juventude dos músculos.

Em tom de brincadeira, os pesquisadores denominaram suas cobaias de “ratos Schwarzenegger”, porque possuem músculos que não envelhecem.

A técnica, descrita por esta revista, abre novas perspectivas à prevenção do envelhecimento natural dos músculos e também à degeneração provocada por algumas doenças genéticas, como por exemplo a distrofia muscular. Os resultados obtidos com os ratos aumentam as esperanças de conseguir um corpo forte como o do ator de cinema.

Na realidade, mais importante que a “fonte da juventude eterna”, a descoberta renova a expectativa para o tratamento da distrofia muscular que, até hoje, não tem cura. Os pesquisadores frisam, porém, que serão necessários muitos anos antes de poder verificar os resultados obtidos com os ratos sobre o homem, mas estão otimistas.

Segundo o professor Antonio Mussaro, que dirigiu a equipe de pesquisadores, ao lado da médica Nadia Rosenthal, da Universidade de Harvard, alguns ratos de 22 meses -- idade equivalente a de um octogenário -- que receberam o tratamento, recuperaram a massa muscular e 27% da força. Os cientistas presumem que esta mesma técnica possa ser aplicada ao homem.

A técnica consiste em uma espécie de terapia sobre os genes nos quais se introduz, exclusivamente nos músculos com fibras estriadas, ou seja, voluntários, o gene que controla a produção do fator de crescimento IGF1 (Insuline-like grouth factor 1). Trata-se de uma proteína cuja ação se limita ao tecido muscular mas, como frisa Mussaro, “um bom tônus muscular ajuda a envelhecer melhor”.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários