Notícias de saúde

Tratamento Para Hepatite C Pode Levar à Recuperação Completa

NEW YORK, (Reuters Health) – Pessoas que foram tratadas para hepatite C crônica e permanecem livres da doença 06 meses após o fim do tratamento estão sujeitas a se recuperar completamente, de acordo com um estudo descrito no The Lancet.

O professor Stanislas Pol do Hospital Necker de Paris, França, e colegas estudaram 45 pacientes que foram tratados para hepatite C crônica com uma combinação de interferon alfa e ribavarina por um período de 6 a 12 meses. Os investigadores descobriram que cada um manteve uma resposta ao tratamento 6 meses após o término do mesmo. Vinte e dois meses depois, 44 pacientes continuavam livres da doença.

O Dr. Pol disse à Reuters Health que uma terapia combinada de interferon alfa e ribavarina previne a replicação do vírus da hepatite C e dá ao fígado uma oportunidade de regeneração, algo que foi visto quando os pesquisadores compararam os resultados da biópsia hepática pré-tratamento com os resultados de biópsias após o tratamento.

“Nós estamos convencidos que o tratamento eficiente pode levar à recuperação completa, já que a terapia antiviral resulta na erradicação da replicação viral”, disse o Dr. Pol. “O fígado tem a capacidade única de se regenerar, e a hepatite crônica é a consequência da replicação ativa”.

Seis meses após a descontinuidade do tratamento, os resultados indicaram uma taxa de resposta a longo prazo de 97,8%, refletida por enzimas hepáticas normais e a ausência do RNA viral no sangue.

O tratamento com interferon alfa e ribavarina é muito caro, variando de 7.500 a 15.000 dólares, dependendo da duração do tratamento, que varia de 6 a 12 meses. O Dr. Pol também destacou que a maioria dos pacientes infectada pelo vírus C não necessita de terapia antiviral.

Fonte: The Lancet 2000;356-41.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários