Notícias de saúde

Fatores de risco são o foco das campanhas de prevenção

São Paulo, 04 de Junho de 2001 (eHealthLA). Entre os fatores de risco mais citados para a verificação de tendência a problemas cardíacos, consta a obesidade, o tabagismo, a diabetes, o alto colesterol, a hipertensão e o estresse. Combater estes fatores passa a ser a tônica das medidas preventivas das doenças cardiovasculares.

Alimentação sadia, exercícios físicos e uma vida mais tranqüila são os valores que tentam ser passados para a população através de ações governamentais e campanhas de prevenção.

“Diante do número de óbitos anuais causados por doenças cardiovasculares – mais de 300mil/ano – tornou-se necessário investir na sua prevenção e controle.

É uma responsabilidade social que define nosso comprometimento com o desenvolvimento da organização e do país como um todo”, divulga a Sociedade Brasileira de Cardiologia em seu site na Internet.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/FUNCOR), com o objetivo de chamar a atenção da população para os fatores de risco e promover a sua prevenção, estabeleceu várias datas comemorativas que concentram suas campanhas. São os dias temáticos de conscientização nacional, realizados em diversas cidades brasileiras (todas as capitais e algumas outras grandes cidades).

O dia último 26 de abril, por exemplo, foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, baseado em projeto de Lei do Senado Federal, nº 151, de 12 de Agosto de 1998.

Nesta data, a SBC realizou uma campanha de cunho nacional, atingindo 47 cidades brasileiras, visando educar a população quanto a importância da prevenção e cuidados com a pressão alta ou hipertensão, pois este é considerado um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

A campanha de 2001 contou com um novo mascote, novos folders, entre eles um gibi com histórias em quadrinhos alusivos a campanha que, ao final, apresenta um caça palavras e um jogo da forca sobre o tema. A Campanha Nacional foi representada pelo posto do aeroporto de Congonhas.

No ano de 2000, foi realizada a maior campanha dos últimos tempos, com 8,5 milhões de impressos distribuídos em todo o país e com mais de 10 mil postos de atendimento espalhados em 105 cidades.

A campanha é resultado da parceria entre a SBC/FUNCOR, Ministério da Saúde, Departamento de Hipertensão da Sociedade de Nefrologia, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão.

No último dia 31 de maio, nesta semana, comemorou-se o Dia Mundial Anti-Tabaco, onde os males causados pelo fumo, em especial para o coração, foram divulgados. Em São Paulo, foi realizado um pedágio na Av. Brig. Faria Lima, em frente ao shopping Iguatemi das 8:00 as 17:00hs, com a distribuição brindes e folders com orientação sobre o cigarro.

No dia 27 de julho, é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, e será feita uma campanha dirigida ao público leigo, divulgando hábitos saudáveis de alimentação para prevenir níveis excessivos de colesterol, outro fator de risco para as doenças cardiovasculares.

Também coordenada pela SBC/FUNCOR, com suas 22 regionais espalhadas pelo país, a campanha de combate ao colesterol conta com o apoio do Departamento de Ateosclerose da SBC e desperta o interesse da comunidade médica e da população em geral.

De 30 de setembro à 03 de outubro, acontecerá, paralelamente ao LVI Congresso Brasileiro de Cardiologia, a Exposição Qualidade de Vida, também visando o controle de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como o estresse, o sedentarismo e a má alimentação.

Também neste mês de setembro acontece a Semana do Coração, pontuada pelo dia 30, que é o Dia Mundial do Coração. Nesta semana ocorre também uma campanha mundial que visa educar a população quanto à prevenção dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Em âmbito nacional, esta campanha é coordenada também pela SBC/FUNCOR.

A Semana do Coração começou em 1965, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para as doenças cardíacas através da imprensa. Foi assim até 1970, quando nasceram os postos de atendimento direto da população.

No início, acontecia somente em São Paulo e Rio de Janeiro e era organizada pelas esposas dos médicos diretores da SBC/FUNCOR. A partir de 1973, a Semana do Coração foi estendida a todo país.

No dia 18 de novembro ocorre ainda o Dia Nacional do Exercício Físico, visando estimular as pessoas a adquirirem o hábito de fazer exercícios físicos diariamente, ainda que com moderação, como forma de prevenirem as doenças cardiovasculares, além de promover a saúde de uma forma geral.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários