Notícias de saúde

Ministério investirá R$ 35 milhões contra apagão da rede do SUS

São Paulo, 29 de Maio de 2001 (eHealthLA). O Ministério da Saúde anunciou a aplicação de R$ 35 milhões na aquisição de aparelhos geradores para hospitais do Sistema Único Saúde (SUS).

O objetivo é assegurar o atendimento aos pacientes durante eventuais cortes no fornecimento de energia elétrica.

Inicialmente serão equipados cerca de 900 hospitais com mais de 50 leitos. O valor do repasse aos hospitais será proporcional ao número de leitos das unidades e ao número de equipamentos médicos que precisam continuar em funcionamento durante eventuais cortes de energia.

Até a data de hoje ninguém tem certeza se efetivamente ocorrerão apagões. A Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica, a popular “câmara do apagão”, tem informado mal as pessoas, a ponto de o presidente Fernando Henrique Cardoso ter ido à televisão para explicar o mal-estar em relação à suspensão do Código de Defesa do Consumidor. Por isso a preocupação é cada vez maior, especialmente com os serviços essenciais, como a saúde.

O site BoaSaúde publicou matéria semana passada, com o presidente do Sindhosp - o Sindicato dos Hospitais do maior estado da Federação, afirmando que apenas um em cada sete hospitais em São Paulo está preparado para o apagão.

De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, 55,28% do total de leitos hospitalares do SUS são de instituições que possuem geradores.

No Sudeste, essa percentagem é de 57,39%. Já no sul é de 54,39%, enquanto no Centro Oeste e no Nordeste são, respectivamente, de 53,56% e 49,78%. Já na região Norte, 69,75% dos leitos estão em hospitais com gerador.

Os repasses para a aquisição de geradores serão realizados mediante convênios com o Ministério da Saúde, bastando o hospital apresentar um projeto básico de instalação do gerador com a definição da capacidade operacional do aparelho, paralelamente aos planos emergenciais de suprimento e de racionalização do uso de energia elétrica.

O Programa Nacional de Ampliação de Acesso a Fontes Alternativas de Geração e Fornecimento de Energia Elétrica está sendo criado por meio de uma portaria assinada pelo ministro da Saúde.

Serviço

Hospitais interessados no programa poderão contatar diretamente o Disque Saúde – 0800-61-1997

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários