Notícias de saúde

Hospital do Coração realiza cerca de 25 cirurgias por mês em crianças cardíacas carentes

São Paulo, 16 de Maio de 2001 (eHealthLA). O Hospital do Coração da Associação do Sanatório Sírio, em São Paulo, dedica seu atendimento beneficente a crianças com cardiopatias de alta complexidade, um grupo especial de pacientes, já que no Brasil poucas instituições estão preparadas para tratar deste tipo de problema no período neonatal e nos primeiros anos de vida.

Por mês, cerca de 25 crianças internadas na Pediatria do Hospital são submetidas a procedimentos hemodinâmicos ou cirúrgicos de alta complexidade. Os problemas cardíacos congênitos acometem de 5 a 8 crianças em cada 1000 nascidos vivos.

Grande parte dos pacientes necessita de tratamento cirúrgico no período neonatal, ou seja, durante o primeiro mês de vida, o que implica na assistência de um corpo clínico especializado e tecnologia avançada.

Trabalho Voluntário

A equipe de voluntárias do Hospital do Coração acompanha diariamente a internação destas crianças, ajudando a equipe médica e de enfermagem, principalmente quando o paciente está sem acompanhante.

As voluntárias colaboram tanto na diversão das crianças, promovendo brincadeiras e entretenimento, quanto no auxílio às mães com a realização de oficinas de trabalhos manuais.

As peças de bordados e crochês como panos de prato e toalhas produzidas pelas mães são comercializadas em bazares, com renda revertida para a Pediatria.

"O trabalho das voluntárias é muito importante para a Pediatria, pois elas conseguem animar as crianças e também oferecer às mães a oportunidade de produzir trabalhos manuais, o que reduz a ansiedade e torna o ambiente bem mais agradável", afirma Dra. Ieda Jatene Bosísio, chefe da Pediatria do Hospital do Coração.

As mães e, em alguns casos os pais ou parentes mais próximos, podem acompanhar os filhos internados sem arcar com qualquer despesa, com cobertura de hospedagem e alimentação assegurada pelo Hospital do Coração.

Arrecadação de fundos – bazar

Para arrecadar fundos para a pediatria, as diretoras da Associação do Sanatório Sírio e as voluntárias promovem chás, bazares, além de reverter a renda arrecadada com as vendas dos produtos doados ao mini-shopping, que funciona no hall do Hospital do Coração (R. Desembargador Eliseu Guilherme, 147).

No próximo dia 17 de maio, por exemplo, será realizado um bazar beneficente no Clube Atlético Monte Líbano (Av. República do Líbano, 2267, tel: 5574 7070), a partir das 12:30hs.

Dirigido pelo Dr. Adib Jatene, o Hospital é um dos poucos no país capacitados para atender crianças com cardiopatias de alta complexidade vindas de vários Estados brasileiros, em especial da região Nordeste.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários