Notícias de saúde

Campanha pela prevenção ao glaucoma e à cegueira contará com a presença da atriz Irene Ravache

São Paulo, 08 de maio de 2001 (eHealthLA). A Semana da Saúde Ocular tem início hoje com o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção à Cegueira Pelo Glaucoma, coordenada pela ABRAG - Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma Seus Amigos e Familiares. Em São Paulo, o lançamento terá a presença da atriz Irene Ravache, porta-voz da Campanha.

Glaucoma

Glaucoma é uma doença que se caracteriza pela pressão elevada dentro do olho. Ela aumenta quando o líquido que banha as estruturas oculares (o humor aquoso) não é drenado naturalmente. Com a pressão alta, a quantidade de sangue que chega aos tecidos oculares diminui e as células nervosas no fundo do olho sofrem danos. O resultado disso é a perda progressiva da visão. Segundo o Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, Conselheiro Científico da ABRAG, a cegueira causada pelo glaucoma é irreversível e, portanto, é necessário diagnosticá-lo no início, antes que o nervo óptico tenha sido lesado em grau elevado.

O médico explica que os sintomas, ao contrário do que se acredita, são bem discretos. A dor ocular raramente ocorre, assim como lacrimejamento ou olhos vermelhos. "O glaucoma geralmente chega sem sintomas. Não é possível evitá-lo, mas conseguimos prevenir a sua evolução, ou seja, a progressão dos danos glaucomatosos evitando a cegueira", afirma Paulo Augusto. O tipo mais comum de glaucoma é o crônico. Ele leva a uma perda lenta da visão periférica (visão lateral) e pode ser descoberto apenas nas fases mais avançadas se a pessoa não faz consultas periódicas ao oftalmologista.

O tratamento do glaucoma consiste no uso de medicações (colírios e comprimidos) capazes de diminuir a pressão nos olhos, e até de cirurgia, que constrói uma espécie de canal de escoamento para o humor aquoso. Para o diagnostico precoce do glaucoma é importante o exame rotineiro com o oftalmologista. Visitas anuais são indicadas a partir dos 40 anos.

Campanha

Segundo a ABRAG, a Campanha Nacional de Prevenção à Cegueira Pelo Glaucoma tem como objetivo ajudar os profissionais da área da Saúde e oftalmologistas no trabalho de conscientização e divulgação da importância do diagnóstico precoce ao público em geral. O encerramento da Campanha será no dia 12 de maio (sábado) com duas palestras educacionais no Shopping Plaza Sul às 11h e 15h. O Shopping fica localizado na Praça Leonor Kaupa, 100. Quem quiser participar deve ligar para 0800-141049, de segunda à sexta-feira das 9:00h às 18:00 horas, ou acessar o site www.abrag.com.br.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários