Notícias de saúde

BRASIL: Iniciativa Privada Lança Campanha "Colesterol não Escolhe Vítima"

São Paulo, 15 de março de 2001(eHealthLA). A partir do próximo domingo, a indústria farmacêutica Pfizer estará iniciando uma campanha de conscientização intitulada "Colesterol não escolhe vítima", em nível nacional, com o objetivo de diminuir os índices de mortalidade relacionados a doenças do aparelho circulatório.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 256 mil pessoas morreram no ano de 98 em conseqüência de doenças hipertensivas e isquêmicas do coração, como infarto agudo do miocárdio, entre outras.

No Brasil, as mortes por infarto agudo do miocárdio (57.940) superam o total causado por doenças tradicionais, como por exemplo, Diabetes mellitus (28.321), pneumonia (32.282), Aids (10.767) e até mesmo acidentes de trânsito (30.994).

Do total de casos registrados em 98, mais de 138 mil óbitos ocorreram no Sudeste. Na região metropolitana de São Paulo, durante o mesmo ano, foram registradas mais de 24 mil mortes relacionadas a doenças do aparelho circulatório, representando 17,5% do total da região, atingindo principalmente as faixas etárias acima dos 40 anos.

"Um fato preocupante é que a maioria dos brasileiros desconhece seus níveis de colesterol assim como não tem idéia dos valores de sua pressão arterial. Pior ainda, nossos médicos também parecem desconhecer os benefícios da redução do colesterol", afirmou Raul D. Santos, vice-presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Qualidade de Vida

O índice vem aumentando nos últimos anos, fruto do estilo de vida inadequado da maioria da população, como sedentarismo, tabagismo, dieta inapropriada e obesidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença cardiovascular permanece como a causa líder de mortalidade nos países desenvolvidos, onde é responsável por quase metade dos óbitos, contra 25% nos países em desenvolvimento.

Além da Pfizer, estão participando como parceiros da campanha o Funcor, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e o InterAmerican Heart Foundation.

Segundo os organizadores, a iniciativa pretende alertar a população para a necessidade de um acompanhamento rotineiro da evolução das taxas de colesterol, como medida preventiva a doenças coronarianas.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários