Notícias de saúde

Curso Ensina Leigo a Atender Parada Cardíaca

Parada cardíaca e/ou respiratória. Infarto agudo do miocárdio. Derrame cerebral (acidente vascular cerebral). Isto pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer momento de seu cotidiano. Ensinar ao público leigo como realizar um atendimento cardiovascular de urgência de forma adequada e padronizada é o principal objetivo do curso de Suporte Básico de Vida (BLS – Basic Life Support).

Nesta quinta-feira, 06 de julho, haverá uma demonstração prática do atendimento cardiovascular de urgência na Av. Afonso Pena – Parque Municipal – em frente ao Palácio das Artes, às 10:30 horas , em Belo Horizonte.

O primeiro treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS), ministrado em Minas Gerais, acontece no dia 05 de julho, precedendo a 11.ª edição do Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. De acordo com o representante em Minas Gerais do Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia (FUNCOR/SBC), Glauberson Cardoso Vieira, é essencial que todos façam este curso: “Todo mundo, atualmente, corre o risco de sofrer um acidente vascular cerebral. Principalmente as pessoas que possuem fatores de risco, como o tabagismo, sedentarismo, obesidade, diabéticos, hipertensos, etc”.

Em matéria de atendimento cardiovascular de urgência, a rapidez na ressuscitação do doente é fundamental, pois, hoje em dia, sabe-se que a cada minuto de atraso, perdem-se 10% de chances de se resgatar o indivíduo. “Quando uma pessoa sofre uma parada cardíaca, o atendimento tem que ser imediato. O tempo é fundamental. Após 10 minutos, 100% das pessoas morrem”, frisa o especialista.

A importância do BLS consiste no fato de transmitir ao leigo conceitos e procedimentos do atendimento de urgência: “Não adianta tentar ressuscitar alguém se você não sabe como. Pode-se até agravar a situação. Por isto, nós estamos divulgando para a população que este curso existe e que o público em geral deve fazê-lo”, afirma.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários