Notícias de saúde

BRASIL: Mais de 80 Índios São Contaminados Com Malária no Mato Grosso

São Paulo, 09 de março de 2001 (eHealthLA). A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) detectou mais de 80 índios das aldeias na região sul do Mato Grosso do Sul que estão contaminados pela malária.

Segundo o coordenador regional da fundação, Haroldo Galvão, os números correspondem aos casos registrados de 25 de fevereiro até hoje.

O surto, conforme garantiu o coordenador, está controlado com a ajuda de equipes de saúde e técnicos da fundação e da Secretaria Estadual de Saúde que trabalham na região há uma semana.

A contaminação pode ter ocorrido através dos índios nômades que vieram do Paraguai, onde não existe nenhum controle sobre doença. As três aldeias estão localizadas no sul do Estado, próximas à fronteira com o Paraguai.

Vacina de Malária Para Criança

O laboratório GlaxoSmithKline (GSK) vai se unir com uma organização sem fins lucrativos norte-americana para acelerar o desenvolvimento de sua vacina contra malária para crianças.

Segundo comunicado do laboratório, a colaboração com a Malaria Vaccine Initiative no Programa para Tecnologia Apropriada em Saúde (Path) pode salvar as vidas de milhões de crianças.

A GSK acrescentou que sua candidata à vacina vem sendo desenvolvida desde 1983 e é considerada a mais avançada na proteção de africanos contra a cepa do "Plasmodium falciparum".

Testes em campo com adultos demonstraram uma eficácia de 70 por cento para proteção de curto prazo. Segundo o laboratório, a vacina deverá ficar pronta para o lançamento em 2007 ou 2008.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários