Notícias de saúde

BRASIL: Comemorações no Dia Internacional da Mulher Apostam na Prevenção

São Paulo, 09 de março de 2001 (eHealthLA). Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as moradoras de Porto Alegre serão presenteadas pelo Hospital Ernesto Dornelles com atendimento em saúde preventiva.

No estande Saúde da Mulher, montado na praça central do Shopping Praia de Belas, especialistas estarão orientando e esclarecendo dúvidas sobre questões físicas, emocionais e nutricionais.

Amanhã, Dia da Mulher, e na sexta-feira serão abordados assuntos sobre psicologia, obstetrícia e ginecologia, prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Câncer de Colo Uterino: A Luta Pela Prevenção

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 17.251 casos novos e 3.625 mortes por câncer de colo de útero só em 2000. Ao contrário de países desenvolvidos, a mortalidade no Brasil é altíssima.

A diferença está no baixo índice de prevenção. Segundo o Inca, a rede pública nacional faz cerca de 8 milhões de testes de papanicolaou por ano.

No entanto, existem 17 milhões de mulheres em idade de realizá-lo. E o pior: cerca de 40% das pacientes examinadas não voltam para buscar o resultado.

Como Prevenir

Segundo o ginecologista Francisco Ricardo Coelho, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCCE), em São Paulo, é preciso que toda mulher se submeta rotineiramente ao papanicolaou.

Além disso, o exame clínico, realizado uma vez por ano no consultório do ginecologista, não pode ser esquecido. “Ele é peça fundamental para investigar outros dois tipos de câncer pélvico: o de endométrio, a camada que reveste o interior do útero, e o de ovários”, explica.

Nesse último caso, pelo toque vaginal o médico pode analisar o tamanho e a consistência dessas glândulas.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários