Notícias de saúde

BRASIL: Pesquisa Indica que Abacate pode Diminuir Taxas de Gordura no Sangue

São Paulo, 23 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). Uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília indica que a gordura do abacate é capaz de diminuir a taxa de triglicerídios e de uma proteína da baixa densidade, o VLDL. O componente da fruta que está sendo pesquisado é o ácido graxo oleico. Essa substância é a mesma contida no azeite de oliva e no óleo de canola. O abacate é também rico em vitamina E e, por isso, faz bem para a pele, funcionando como um anti-oxidante.

O estudo pretende começar a analisar também os fitoesterois do abacate. Essa substância tem a capacidade de diminuir a taxa de LDL, conhecido como mau colesterol e da taxa total de colesterol. O Brasil está entre os quatro maiores produtores de abacate, mas a maior parte da produção é exportada.

Colesterol

O colesterol é uma gordura sangüínea fundamental no processo de síntese de hormônios e composição da membrana das células. Quando em excesso, pode contribuir para a ocorrência de problemas como infarto e derrame.

Gorduras Sangüíneas

· HDL - É uma das partículas do colesterol. Promove a saúde, pois ajuda a "varrer" o colesterol mau do interior das artérias.

· LDL e VDL - São as partículas que prejudicam a saúde. A reação química pela qual passam facilita a deposição de células nos vasos.

· Triglicerídeos - Predispõem a camada interna das artérias à penetração de partículas do colesterol.

· Lipoproteína - Quando em excesso, acelera o endurecimento das paredes das artérias.

Exames periódicos devem ser sempre feitos para medir o nível de gordura no sangue. Esta checagem deve começar a partir dos 20 anos de idade, se já houver na família alguém com altas taxas de colesterol.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários