Notícias de saúde

Técnicas de Imagem Revolucionam Tratamento Contra Câncer

15 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Sofisticadas técnicas de exames por imagens e computador vão transformar o tratamento do câncer na Grã-Bretanha nos próximos cinco anos.

Em breve, os médicos serão capazes de descobrir e confirmar se os tumores são cancerosos sem precisar fazer biópsia, e os sistemas de imagem vão mostrar a melhor forma de tratar a doença.

"Até agora, os pacientes com câncer geralmente têm de passar por dolorosas cirurgias exploratórias apenas para descobrir onde os tumores estão", disse Richard Begent, professor do Royal Free and University College of London Medical School, durante simpósio sobre câncer, em Manchester.

A equipe de Begent está trabalhando em uma técnica chamada imagem anticorpo que faz os tumores brilharem em uma tela fotográfica, ajudando os médicos a encontrá-los.

"A imagem anticorpo é uma forma rápida e fácil de localizar o câncer, simples como acionar um interruptor. Já estamos usando a técnica para tumores secundários com sucesso considerável e acredito que em breve ela se tornará amplamente disponível", acrescentou o professor em declaração publicada em Londres.

A ressonância magnética nuclear (NMRI), que identifica a assinatura química do tumor, também vai fornecer informações detalhadas que antes só estariam disponíveis depois de o tumor ou parte dele terem sido removidos e examinados.

"Cada tumor tem sua assinatura química e, ao observar essa assinatura, poderemos trabalhar para saber como o câncer se desenvolve e a melhor forma de tratá-lo", disse John Griffiths, que está desenvolvendo a técnica no Hospital St. George, em Londres.

Cerca de 500 pesquisadores que receberam financiamento da Campanha para Pesquisa do Câncer (CRC), uma das maiores agências filantrópicas da Grã-Bretanha, participaram do simpósio de quatro dias que começou domingo.

A CRC espera apressar o fluxo de informações científicas que vão levar ao desenvolvimento de melhores tratamentos para o câncer.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários