Notícias de saúde

EUA Lançam Banco de Dados Sobre Medicina Alternativa na Web

07 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Para quem busca informações sobre ervas, acupuntura ou benefícios do biofeedback, um novo banco de dados dos Institutos Nacionais de Saúde (NHI) dos Estados Unidos pode ajudar.

O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa uniu-se à Biblioteca Nacional de Medicina -- ambos parte dos NIH -- para criar um amplo banco de dados da literatura sobre medicina complementar e alternativa (CAM).

O banco de dados gratuito na Web oferece acesso a mais de 220.000 resumos, referências e alguns artigos completos sobre medicina alternativa.

O banco de dados é chamado 'CAM on PubMed' e é parte da PubMed, o sistema gratuito da Biblioteca Nacional de Medicina que dá acesso ao banco de dados da Medline. A Medline cobre 4.500 publicações científicas dos Estados Unidos e de outros países.

"Essa união vai oferecer a profissionais de saúde, praticantes da CAM, pesquisadores, educadores e consumidores acesso rápido a um banco de dados com citações de jornais diretamente relacionadas à medicina complementar e alternativa", disse Donald Lindberg, diretor da Biblioteca Nacional de Medicina.

Para acessar o banco de dados, os usuários podem ir ao site do Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa -- http://www.nccam.nih.gov -- e clicar em 'CAM on PubMed', em destaque na página. O link direciona o usuário à seção especial do PubMed. As buscas estão automaticamente limitadas às publicações no campo de medicina complementar e alternativa.

Por exemplo, se um paciente está interessado em práticas complementares ou alternativas para artrite, ele pode digitar artrite na caixa de busca. A busca deve retornar múltiplas citações, com links para os artigos relacionados.

Clicando no título de um artigo, aparece um resumo. Normalmente, o usuário pode acessar o site do jornal através de um link para ler todo o texto do artigo.

"Acredito que essa é uma ferramenta extraordinária", disse Steven Straus, diretor do Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa.

O PubMed tem 120.000 usuários por dia, realizando cerca de 700 buscas por minuto, afirmou um porta-voz da biblioteca. Antigamente, os usuários do PubMed podiam buscar publicações complementares e alternativas, mas a busca não era muito específica, embora o banco de dados incluísse títulos como Holistic Nursing Practices e Journal of Complementary and Alternative Medical Practices.

O comitê conselheiro da biblioteca vai começar a avaliar mais títulos específicos de CAM para acrescentar ao vasto banco de dados.

Entre os títulos em consideração para o próximo encontro do comitê conselheiro estão: Acupunture in Medicine, Healing Ministry, International Journal of Integrative Medicine e Journal of Asian Natural Products Research.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários