Notícias de saúde

Obesos Produzem Mais Gordura Após Refeições

07 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Homens com excesso de peso e homens magros respondem de forma diferente a refeições ricas em carboidrato, informaram pesquisadores.

Quando recebem a mesma refeição, os mais pesados tendem a ter uma produção de gordura maior no fígado, aumento nas taxas de determinadas gorduras no sangue e redução na oxidação de gorduras.

Se essa resposta metabólica a carboidratos simples como pão branco, massa e açúcar continuar ao longo do tempo, pode perturbar o balanço nutricional de uma pessoa, disse à Reuters Health um dos autores do estudo, Alfredo Martinez, da Universidade de Navarra, em Pamplona (Espanha).

As conclusões podem significar que algumas pessoas têm peso acima do normal porque são capazes de estocar açúcar na forma de gordura mais facilmente, segundo Martinez. Entretanto, não ficou claro no estudo se a diferença na produção de gordura é causada pela obesidade ou se a obesidade provoca mudanças na produção de gordura.

No estudo, seis homens magros e sete homens com excesso de peso tiveram uma refeição com muito carboidrato e pouca gordura depois de um jejum de quase 18 horas. Vários aspectos do metabolismo dos homens foram medidos durante o jejum e depois de comer, segundo artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Para os autores, são necessárias mais pesquisas para entender as diferença do metabolismo de nutrientes nas pessoas, incluindo possíveis variações genéticas que poderiam contribuir para essas diferenças.

Para manter um peso corporal saudável, é importante obter um equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gordura, observaram os pesquisadores. Como ingerir carboidratos reduz a necessidade do corpo de recorrer à gordura para obter energia, os pesquisadores suspeitam que o mecanismo de processamento de carboidratos no corpo poderia ter um efeito sobre o peso corporal.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários