Notícias de saúde

Brasil e EUA se Reúnem Para Discutir Veto à Carne Brasileira

06 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Ann Veneman, vai se reunir com o ministro da Agricultura brasileiro, Marcus Pratini de Moraes, na segunda-feira para discutir a suspensão norte-americana de importações de derivados de carne bovina brasileira como uma precaução contra a doença da vaca louca, disse um porta-voz do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

As importações de caldo de carne, carne enlatada, gelatinas e outros derivados de carne bovina processados foram suspensas temporariamente na sexta-feira pelos Estados Unidos. O Canadá e o México também bloquearam os produtos.

Pratini de Moraes deve se encontrar com Veneman nesta tarde e falar à imprensa no final do dia na embaixada brasileira. A entrevista a jornalistas está marcada para as 18h30 (horário de Brasília).

O Departamento disse que, embora não haja provas da existência da doença da vaca louca no Brasil, está preocupado com o fato de que alguns derivados de carne bovina brasileira possam ter tido contato com carne da Europa, que foi afetada por uma epidemia da doença, cujo nome científico é encefalopatia espongiforme bovina (BSE).

"Esta decisão é uma ação temporária dependente da divulgação de dados solicitados para completar uma avaliação de risco de incidência da BSE", de acordo com o departamento, em um comunicado emitido na semana passada, acrescentando que mais ações serão tomadas se necessário a fim de manter a doença longe dos Estados Unidos.

Quase 90 pessoas no Reino Unido, França e Irlanda morreram ou foram diagnosticadas com a versão humana do BSE, variante da doença Creutzfeldt-Jakob.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários