Notícias de saúde

BRASIL: Identificado Primeiro Gene Relacionado ao Câncer de Próstata

São Paulo, 1 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). O primeiro gene a ser associado a alto risco de desenvolvimento do câncer de próstata foi identificado num estudo na Universidade de Utah, nos EUA. O gene, chamado ELAC2, está relacionado a até 5% dos casos de câncer de próstata. Segundo a pesquisa, o ELAC2 é um gene de predisposição, que aumenta o risco do homem ter a doença.

O estudo inicial contou com 33 famílias. Nessa etapa, os cientistas descobriram que um gene no cromossomo 17 parecia aumentar o risco de surgimento da doença. Quando o número de famílias subiu para 127, os pesquisadores identificaram o ELAC2 como o trecho de DNA envolvido.

A doença consiste na reprodução desenfreada das células da próstata, que acabam criando um tumor. Geralmente, altas doses do hormônio testosterona no organismo ajudam a detonar a enfermidade. Um dos sintomas mais comuns é a dificuldade para urinar. Mas nem sempre o câncer dá sinais de sua existência.

Segundo o urologista José Cury, da Unifesp, conforme o tipo e a localização do tumor, pode-se indicar cirurgias ou remédios que inibem a testosterona. “Como a região é muito delicada e o risco de seqüelas (impotência ou incontinência) é grande, as opções de tratamento precisam ser bem avaliadas”, afirma o médico.

Prevenção

Segundo dados do Hospital do Câncer de São Paulo, dois terços dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata são curáveis. Para os especialistas, isso se deve, principalmente em função do diagnóstico precoce.

Os conselhos são: modere o consumo de carnes vermelhas, leite e derivados (alimentos que favorecem a produção do hormônio testosterona). Abuse da soja, dos peixes, dos legumes ricos em betacaroteno, como a cenoura e o tomate, que têm outra substância protetora contra esse tipo de câncer, chamada licopeno. É fundamental que todo homem com mais de 50 anos repita anualmente o exame de toque retal e de dosagem do PSA. Se a pessoa tem casos da doença na família, os exames começam aos 40 anos.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários