Notícias de saúde

Ásia Será Próxima Vítima da Doença da Vaca Louca

25 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Indonésia, Tailândia, Taiwan e Sri Lanka devem ser as próximas vítimas da doença da vaca louca após comprarem ração animal potencialmente contaminada da Grã-Bretanha durante o auge da epidemia no Reino Unido, afirmaram cientistas na quarta-feira.

A Grã-Bretanha, que proibiu o fornecimento de ração animal contendo carcassas animais moídas ao gado em 1986, exportou muitos de seus estoques de ração para a Europa e outros países por mais uma década.

Os cientistas suspeitam que o uso de carne e ossos em ração animal disseminou a doença da vaca louca, de modo que os dados de exportação do Reino Unido podem ser importantes para determinar quais países estão sob risco de encefalopatia espongiforme bovina, ou BSE.

"Os países que se destacam pois estavam importando ração animal no auge de nossa epidemia na década de 1990 são Indonésia, Índia, Tailândia, Taiwan e Sri Lanka. Eles realmente se destacam bastante", disse Iain McGill, que trabalhou no ministério da Agricultura britânico durante o auge da crise de BSE.

"A Europa estava importando bastante, mas depois que a relação se tornou clara, a União Européia suspendeu (a compra) de 1990 em diante. A exceção parece ser a Itália. Eles podem ter um problema em breve", acrescentou McGill.

A disseminação da BSE da Grã-Bretanha pela Europa devastou a indústria de carne de países como França, Espanha, Itália e Holanda, que importaram grandes quantidades de ração animal após autoridades do Reino Unido identificarem o primeiro caso britânico de BSE, em 1986.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários