Notícias de saúde

Gordura de Baleia Norueguesa Pode Ser Tóxica, Dizem Japoneses

22 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Grupos de consumidores japoneses pediram na sexta-feira que o governo da Noruega não permita a exportação de gordura de baleia para o Japão. A preocupação não é com a caça às baleias e o meio ambiente, mas com a possibilidade de contaminação tóxica.

Os cinco grupos de defesa do consumidor também entregaram ao governo japonês um abaixo-assinado pedindo que proíba a importação de gordura de baleias da Noruega.

Yoko Tomiyama, presidente da União dos Consumidores do Japão, disse em coletiva de imprensa que exames conduzidos por um laboratório privado indicaram que a gordura de baleias da Noruega contém concentrações de bifenis policlorados tóxicos (PCBs) 7,6 vezes maiores do que o nível máximo permitido pelo governo japonês.

"Não podemos arriscar a saúde de crianças pequenas ou mães grávidas com o consumo de gordura de baleia da Noruega, sem que elas saibam da contaminação", disse Tomiyama.

"É responsabilidade dos governos confirmar a segurança dos alimentos que seus países importam e exportam."

Os compostos de PCB, usados em produtos químicos industriais, já foram ligados a atrasos de desenvolvimento e problemas comportamentais em humanos.

A Noruega anunciou na terça-feira que vai permitir a exportação de carne e gordura de baleia, principalmente para o Japão.

Grupos ambientalistas, incluindo o Greenpeace, criticaram a decisão, aplaudida pelas autoridades japonesas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários