Notícias de saúde

FDA Libera Nova Droga Contra Câncer de Mama

15 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A FDA, agência norte-americana para controle de drogas e alimentos, aprovou o letrozole, da Novartis Pharmaceutical, vendido com o nome comercial de Femara, como tratamento hormonal de primeira linha para câncer de mama em estágio avançado na pós-menopausa.

A decisão final da FDA sobre o Femara foi liberada cerca de um mês depois que um grupo consultivo da agência votou por unanimidade em favor da liberação da droga.

O Comitê Consultivo sobre Drogas Oncológicas baseou-se na pesquisa da Novartis que comparou a droga a uma versão genérica do tamoxifeno, tratamento-padrão para câncer de mama avançado.

O Femara bloqueia a produção de estrogênio e inicialmente foi aprovado pela FDA em 1997 como tratamento para câncer de mama avançado sensível a hormônios que não respondia a outras terapias. Atualmente, a droga é vendida em 75 países.

A Novartis acredita que o Femara pode ter grande potencial também nos estágios iniciais do câncer de amam e estuda a aplicação da droga como terapia pré-cirúrgica.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários