Notícias de saúde

Brasil: Andropausa: Reposição Hormonal pode Reduzir Sintomas e Despertar Libido

São Paulo, 10 de Janeiro de 2001(eHLA). Entre os 20 e 80 anos de idade, os níveis do hormônio testosterona de um homem podem cair até 50 por cento. Este acontecimento é conhecido como andropausa ou a menopausa masculina. Nesta fase podem ocorrer sintomas muito parecidos com os da menopausa das mulheres como variações do humor, fogachos, depressão, irritabilidade, insônia, dores nos ossos e músculos, falta de energia, diminuição da libido e até mesmo impotência. Segundo o andrologista Lister de Lima Salgueiro, especialista em andropausa pela Organização Mundial de Saúde, os sintomas são amenizados com a reposição hormonal, indicada e acompanhada pelo médico.

Um dos princípios ativos utilizados atualmente na terapia de reposição é o undecanoato de testosterona. Desenvolvido pelo laboratório Organon, o medicamento vem com o nome de Androxon e tem sido usado na reposição hormonal por homens que apresentam déficit na produção da testosterona. “A contra-indicação para a terapia de reposição hormonal irá depender de alterações presentes na próstata. Homens com suspeita de câncer de próstata ou câncer de próstata diagnosticado não devem fazer suplementação hormonal com testosterona”, explica Salgueiro.

Hormônio Masculino

O hormônio masculino testosterona é produzido nos testículos e tem influência sobre várias partes do corpo, entre as quais, a pele, o cérebro, os músculos, os órgãos sexuais, a massa óssea, os rins e o fígado. Este hormônio atua no crescimento de cabelo e barba, na libido, no desenvolvimento do pênis, no estímulo das células ósseas e no volume e tamanho dos músculos.

A deficiência da testosterona, além de comprometer a ereção, apresenta sintomas como a queda de pêlos na região genital, aumento excessivo de gordura abdominal, diminuição da musculatura e até mesmo de altura e comprometimento dos ossos, até o desenvolvimento da osteoporose.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários