Notícias de saúde

Nariz Pode Ser Fonte de Infecção por Estafilococos

05 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A maioria das infecções hospitalares com "Staphylococcus aureus", mais conhecidas por causar a síndrome de choque tóxico, é causada quando a bactéria alojada no nariz dos pacientes se dissemina de forma desordenada, de acordo com um estudo alemão publicado na edição de quinta-feira do New England Journal of Medicine.

Seus testes indicaram que, em cinco de seis casos, a bactéria que causou intoxicação sanguínea potencialmente mortal e que matou 82 por cento dos pacientes do hospital infectados antes do advento dos antibióticos era idêntica à bactéria encontrada anteriormente no nariz dos doentes.

A descoberta deu aos médicos uma nova estratégia de atacar as bactérias, que, cada vez mais, estão se tornando resistentes aos antibióticos.

Na teoria, os pacientes que abrigam a bactéria "S. aureus" -- e mais de 80 por cento a alojam, pelo menos periodicamente -- podem ter seu nariz tratado com antibióticos, diminuindo as chances da bactéria se disseminar desordenadamente.

A droga padrão usada no tratamento dessa bactéria no nariz é a mupirocina, vendida com o nome de Bactroban pela GlaxoSmithKline, uma empresa formada pela Glaxo e SmithKline Beecham. Mas o uso inadequado do medicamento pode tornar a bactéria resistente ao antibiótico.

Em um editorial acompanhando o estudo, Gordon L. Archer e Michael W. Climo, da Escola de Medicina de Virgínia, em Richmond, afirmaram que, para eliminar a bactéria, "vamos precisar de armas melhores...".

"O ideal é que todos os pacientes admitidos em hospitais...devem ser testados" para a bactéria no nariz, o que pode exigir um teste rápido, disseram Archer e Climo.

Outra possibilidade, segundo Archer e Climo, pode ser o desenvolvimento de uma vacina.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários