Notícias de saúde

Teclado de Computador em UTI Pode Ser Foco de Bactérias

28 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Os teclados de computador e as torneiras em unidades de terapia intensiva (UTI) são fontes potenciais de micróbios causadores de doenças, sugerem descobertas de um estudo.

Joel T. Fishbain e sua equipe, do Centro Médico do Exército Tripler, em Honolulu, Havaí, coletaram 144 amostras de dez teclados de computador em oito quartos de pacientes, um computador de enfermeiras e um computador de médicos, assim como de oito pares de torneiras da UTI do hospital.

Em quartos ocupados, 26 por cento dos teclados e 15 por cento das torneiras estavam contaminados, afirmaram Fishbain e sua equipe na edição de dezembro de American Journal of Infection Control. Em quartos desocupados, as taxas foram de 17 e 0 por cento, respectivamente.

O "Staphylococcus aureus", bactéria resiste a drogas, foi o patógeno encontrado com maior frequência nas amostras. Essa bactéria é uma causa comum de infecções na pele e em lesão cirúrgica.

Desde que o estudo foi conduzido, o Centro Médico do Exército Tripler instalou capas plásticas nos teclados da UTI, que são limpas diariamente. Além de reforçar as diretrizes existentes para lavagem das mãos, o hospital pretende "substituir todas as torneiras com pias controladas sem contato em todas as unidades de cuidado crítico".

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários