Notícias de saúde

Antioxidante Pode Proteger Contra Asma

27 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). O licopeno, um antioxidante natural encontrado em muitas frutas maduras como o tomate, parece proteger contra a asma induzida por exercícios em alguns pacientes, afirmaram pesquisadores israelenses na edição de dezembro de Allergy.

A. Ben-Amotz, do Instituto Nacional de Oceanografia, em Haifa, e sua equipe destacaram que existem algumas evidências de que os antioxidantes da dieta protegem o organismo contra a asma induzida por exercícios.

Para determinar se o licopeno pode ser útil nessa situação, os cientistas conduziram um estudo com 20 pacientes com asma induzida por exercícios.

Os pacientes foram escolhidos ao acaso para um tratamento com uma pílula inativa (placebo) ou licopeno de tomates uma vez ao dia.

Após uma semana de tratamento, os pacientes que receberam o placebo apresentaram uma queda na função pulmonar de pelo menos 15 por cento depois dos exercícios. Daqueles que tomaram licopeno, 55 por cento tiveram uma proteção significativa contra a asma induzida por exercícios.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários