Notícias de saúde

Touro Resistente a Doenças é Clonado no Texas

Por Jeff Franks

COLLEGE STATION (Reuters)
- Pesquisadores da Universidade Texas A&M apresentaram na segunda-feira um bezerro preto que eles afirmam ser o primeiro clonado a possuir a capacidade original do animal de resistir a doenças.

O bezerro, com 1 mês e chamado 86 Squared, representa uma promessa de fornecer ao mundo gado libre de doenças, disseram os cientistas.

"O impacto de clonar gado resistente a doenças é potencialmente monumental. Essa pesquisa vai beneficiar criadores em muitos países que não podem pagar por vacinas ou testes para seu gado", disse o geneticista Joe Templeton.

O bezerro foi produzido a partir do material genético colhido há 15 anos de um touro de 6 anos chamado 86, que se descobriu ser naturalmente resistente a três doenças infecciosas -- brucelose, tuberculose e samonelose.

Os pesquisadores vão iniciar testes com as células de 86 Squared no próximo mês para verificar se o novo animal também é resistente a doenças, mas o cientista Mark Westhusin disse que ele possui todas as marcas genéticas de 86.

"Estamos bastante confiantes de que ele também é resistente", disse Westhusin, do câmpus da Texas A&M, perto de Houston.

Templeton afirmou que, caso se confirma a resistência de 86 Squared, os cientistas vão começar a clonar o animal e cruzá-lo com vacas para ver se os genes de resistência a doenças podem ser passados para a próxima geração.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários