Notícias de saúde

Brasil: Planta da Amazônia Ajuda a Neutralizar Veneno de Cobra

São Paulo, 14 de Dezembro de 2000(eHLA). Uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Amazonas e do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), descobriu os efeitos farmacológicos da paracari (Peltodon radicans), planta rasteira, comum na região amazônica, e que pode neutralizar em parte a ação do veneno de serpentes como a jararaca. Os testes com o extrato vegetal comprovaram a propriedade antiinflamatória da paracari, que não substitui a utilização do soro antiofídico. "A pessoa que tem um acidente ofídico, depois de tomar o soro, pode também utilizar esse antiinflamatório como uma forma auxiliar de neutralizar o veneno da serpente", afirma Maria Cristina dos Santos, professora-chefe do Departamento de Parasitologia da universidade. Agora, a equipe desenvolve pesquisas para isolar o princípio ativo da planta.

Estudos da universidade constataram que os acidentes com serpentes em cidades como Apuí e Benjamim Constant chegam a 200 pessoas em cada 100 mil habitantes, números bem superiores do que aqueles notificados pelo Ministério da Saúde. "Não descobrimos ainda uma planta que vá neutralizar toda a atividade do veneno, mas a região Norte necessita de um soro específico, feito a partir do veneno das serpentes amazônicas, sob pena de aumentar cada vez mais a legião de pessoas mutiladas por acidentes ofídicos", disse Maria Cristina.

No Planeta existem mais ou menos três mil (3000) espécies de serpentes, onde 410 são consideradas venenosas. Temos no Brasil 256 espécies de serpentes catalogadas, sendo 69 venenosas.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários