Notícias de saúde

Brasil: Conferência Nacional Discutirá Diretrizes da Saúde Pública

São Paulo, 13 de Dezembro de 2000(eHLA). Cerca de três mil usuários e pessoas que atuam na área de saúde em todo o país se reunirão em Brasília, entre os dias 15 e 19 de dezembro, para debater as questões ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentar propostas para a política do setor. Trata-se da 11ª Conferência Nacional de Saúde que vai reunir delegados representes de usuários, trabalhadores, gestores, especialistas e prestadores de serviços. Os representantes foram eleitos nas conferências estaduais ou indicados por entidades e movimentos nacionais que atuam na área de saúde.

A conferência ocorre a cada quatro anos e debate questões ligadas à saúde pública, em especial a distribuição dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento será aberto pelo Ministro da Saúde, José Serra, com a presença de ex-ministros da Saúde, parlamentares que integram a bancada da Saúde no Congresso, especialistas e dirigentes da área.

Nos debates, especialistas farão um diagnóstico e trarão dados atualizados sobre diversos temas como violência, saúde do índio, política de medicamentos, saneamento e meio ambiente, saúde mental, formação de recursos humanos e implantação do cartão SUS para todos os usuários do sistema.

Segundo a Agência Saúde, do Ministério da Saúde, a Conferência é deliberativa e vai apontar diretrizes e propostas para a melhoria da saúde pública. Além dos temas propostos pela organização, a Conferência vai discutir e votar teses e moções levadas por entidades e movimentos da saúde como, por exemplo, o atendimento ao aborto legal pela rede pública de saúde, a garantia da qualidade dos medicamentos genéricos e o atendimento pelos planos privados de saúde.

O encerramento da 11ª Conferência Nacional de Saúde está marcado para terça-feira, dia 19, quando será votado o relatório final com as propostas para melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde aos seus 120 milhões de usuários.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários