Notícias de saúde

Turquia Proíbe "Pokémon" Depois de Acidentes

ANCARA, Turquia (Reuters) - Os meios reguladores de telecomunicações da Turquia disseram na sexta-feira que proibiram a exibição do popular desenho infantil "Pokémon" depois que duas crianças caíram de sacadas de edifícios achando que tinham poderes supernaturais.

O Alto Conselho para Rádio e Televisão também puniu a rede de televisão privada ATV com a suspensão de sua programação por um dia, em resposta a uma reclamação do Ministério da Saúde, disse um porta-voz do Conselho.

Uma menina de sete anos e um menino de quatro ficaram feridos ao pular de prédios altos em incidentes separados no mês passado. O ministro da Saúde, Osmand Durmus, ligou os acidentes à série japonesa baseada nas aventuras de 150 tipos de monstros.

O diretor da ATV, Zuhtu Sezer, disse que a Turquia seria o primeiro país do mundo a proibir o programa, que é exibido em 60 países.

"Aonde vai essa história? Será que eles vão proibir a venda de brinquedos Pokémon?", indagou Sezer. "Acho que este é um incidente infeliz, já que a Turquia quer ter seu lugar na União Européia. Onde está a liberdade de expressão?", perguntou.

O canal televisivo disse que ia apelar da decisão e, enquanto isso, continuar a exibir o desenho

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários