Notícias de saúde

Drogas Para Gripe Podem Reduzir o Uso de Antibiótico

Por Merrit McKinney

NOVA YORK (Reuters Health)
- Uma droga relativamente nova para tratar a gripe pode reduzir a necessidade de uso de antibióticos para evitar complicações respiratórias.

Antibióticos não são eficazes contra o vírus da gripe, mas são receitados inadequadamente ou prescritos para tratar infecções respiratórias como bronquite e sinusite que se desenvolvem como complicações da doença.

Uma revisão de sete estudos que compararam os efeitos do zanamivir (Relenza) com um placebo mostrou que as pessoas que tomaram zanamivir receberam 31 por cento menos prescrições para antibióticos. O trabalho foi publicado na edição de 27 de novembro do Archives of Internal Medicine.

Das quase 2.500 pessoas gripadas analisadas, 17 por cento das que tomaram placebo precisaram de antibióticos ante 11 por cento das que usaram zanamivir.

Os resultados do estudo sugerem que o tratamento precoce com drogas como o zanamivir pode evitar complicações respiratórias e reduzir as prescrições de antibióticos, segundo a equipe de Laurent Kaiser que trabalhava na Universidade da Virgínia, em Charlottesville, durante o período do estudo.

Em entrevista à Reuters Health, Mark Stafford, especialista em medicina interna, atualmente na Universidade do Alabama, em Birmingham, disse que menos prescrições de antibióticos não significam necessariamente menos casos de infecção respiratória.

O teste de laboratório é a única maneira de saber se os sintomas respiratórios são causados por bactéria ou vírus, explicou o especialista. De acordo com Stafford, na maioria das vezes, os médicos prescrevem antibióticos -- que só matam bactérias -- baseados em sintomas, não em testes de laboratório.

Stafford ressalta que a maioria dos diagnósticos do estudo foi baseada nos sintomas em vez de em testes de laboratório. É possível que os médicos tenham receitado antibióticos inadequadamente para tratar sintomas persistentes relacionados à gripe.

O estudo foi realizado em parte por funcionários da Glaxo Wellcome, fabricante do zanamivir.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários