Notícias de saúde

Brasil: Vacina Múltipla Irá Combater Doenças Pneumocócicas em Crianças

São Paulo, 05 de Dezembro de 2000(eHLA). Registrada pelo departamento americano de controle de drogas e alimentos (FDA) em fevereiro, a Prevenar, primeira vacina conjugada para prevenção de doenças pneumocócicas em crianças e bebês, já foi submetida a registro no Ministério da Saúde. Ela combate sete variações de pneumococos responsáveis por aproximadamente 80% de todas as doenças pneumocócicas em crianças com menos de 6 anos, como pneumonia, otite média, sinusite e meningite.

“A recente aprovação pela Food and Drug Administration de uma nova vacina desenvolvida especificamente para bebês e crianças terá significante impacto no número de casos de infecções pneumocócicas (doenças com efeitos devastadores)” afirma a médica Adriana Vidal Schmidt, especialista em pneumologia pediátrica. A vacina é produzida pela American Home Products Corp., e previne a bacteremia pneumocócica, infecção da corrente sangüínea, e a meningite pneumocócica, infecção do revestimento do cérebro e medula espinhal.

Calcula-se que 91% dos adultos sofreram pelo menos um episódio de infecção pneumocócica durante sua vida. O Streptococcus pneumoniae é a principal bactéria causadora de doenças em crianças. Infecções pneumocócicas causam 40.000 mortes a cada ano apenas nos EUA, tornando esta bactéria a campeã de vítimas fatais entre as doenças capazes de serem prevenidas por vacina - cerca de metade das mortes poderia ser evitada com o uso de vacinas contra pneumococos.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários