Publicidade

Notícias de saúde

UE Busca Solução Para Erradicar Doença da Vaca Louca

LONDRES (Reuters) - O ministro da Agricultura da Inglaterra, Nick Brown, disse na segunda-feira que era vital que a Europa toda adotasse uma solução para erradicar a doença da vaca louca.

Ministros da Agricultura da União Européia estão participando de um encontro em Bruxelas, Bélgica, para discutir medidas drásticas para conter a doença e prevenir futuras crises.

O comissário da UE para o controle de alimentos, David Byrne, vai apresentar planos para destruir as pastagens e manter o gado velho fora da cadeia alimentar a menos que seja submetido a testes para detecção da doença da vaca louca, que os especialistas temem estar contaminando toda a Europa.

"Acho que os franceses estavam errados ao banir a carne inglesa... Eles estão errados perante a ciência e a lei", disse Brown à radio BBC.

"Para o resto da União Européia, copiar seria um erro. Não há uma solução. A causa da doença não conhece fronteiras e seria muito melhor adotar uma ação que envolvesse toda a UE", acrescentou ele.

A última crise começou em outubro, na França, onde a doença da vaca louca triplicou este ano e pode ter contaminado a carne que estava sendo vendida nas prateleiras dos supermercados. Muitos dos parceiros da França na UE proibiram a carne francesa e sua exportação.

O pânico dos consumidores chegou agora à Alemanha, onde foram detectados os dois primeiros casos de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) e a alimentação do gado com ração animal foi proibida.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: