Notícias de saúde

Estudo identifica sinais de alerta de violência em relacionamentos amorosos

20 de março de 2024 (Bibliomed). Muitas mulheres e homens iniciam novos relacionamentos sem nunca sonharem que mais tarde poderiam ser enredados num ciclo de violência entre parceiros íntimos.

Agora, um novo estudo, realizado na University of Western Ontario, no Canada, descobriu que há sinais precoces de alerta comportamental de um parceiro que sugerem que existe risco de violência. E quanto mais sinais uma pessoa vê no parceiro, maior é o risco potencial.

O estudo teve duas partes. Na primeira parte, os pesquisadores apresentaram a 147 jovens casais que estavam juntos há, em média, seis meses, uma lista de 200 pensamentos, sentimentos e comportamentos abusivos e não abusivos, com base em pesquisas anteriores. Os participantes então contaram aos pesquisadores quantas vezes isso ocorreu desde que começaram a namorar o parceiro.

Na segunda parte, desta vez com 355 jovens casais que estavam juntos há cerca de quatro meses, em média, os pesquisadores identificaram pensamentos, sentimentos e comportamentos que pareciam prever a violência na relação seis meses depois.

Alguns dos sinais de alerta em um parceiro descobertos pelo estudo foram:

- Uma sensação de arrogância ou direito
- Reações negativas quando uma pessoa disse não a algo
- Desconsiderar o raciocínio de um parceiro se ele discordar de algo que disse ou fez

É claro que nem todos os parceiros românticos que apresentam estas características se tornarão violentos e a violência também pode ocorrer na ausência destes comportamentos. Além disso, os pesquisadores ressaltam que é importante nunca "culpar a vítima".

Para os autores, embora esta investigação se destine a ajudar a educar as potenciais vítimas de abuso e aqueles que as rodeiam, isso não significa de forma alguma que as pessoas que sofrem violência sejam responsáveis pelo seu abuso. Da mesma forma, se uma pessoa percebe sinais de alerta no relacionamento de outra pessoa, isso não significa que ela seja responsável por qualquer abuso que possa ocorrer.

Fonte: Social Psychological and Personality Science. DOI: 10.1177/19485506231209076.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários