Notícias de saúde

Mulheres que usam energéticos têm maior chance de ter hipertensão na gravidez

21 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo prospectivo com dados de mulheres inscritas no Nurses’ Health Study 3 (NHS3) e no Growing Up Today Study (GUTS) revelou que o consumo de energéticos antes da gravidez pode estar associado a um risco aumentado de hipertensão gestacional. A pesquisa analisou informações de 7.304 gestações em 4.736 participantes, com dados coletados entre junho de 2010 e setembro de 2021.

O estudo destaca a crescente ingestão de energéticos, especialmente entre os jovens, e investiga suas possíveis conexões com a saúde durante a gravidez. Embora a associação específica com a hipertensão gestacional seja apontada, outros desfechos adversos não foram confirmados neste estudo.

Os resultados indicaram que o consumo de energéticos antes da gravidez estava relacionado a um risco elevado de hipertensão gestacional, mas não foram encontradas associações significativas com perda gestacional, parto prematuro, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia ou um composto de resultados adversos na gravidez.

Os pesquisadores enfatizam a importância de entender os potenciais impactos do consumo de energéticos antes da gravidez e durante esse período crucial. Este estudo oferece informações valiosas para profissionais de saúde e gestantes, destacando a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos dos energéticos na saúde materna e fetal.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.44023.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários