Notícias de saúde

Programa de Computador Aumenta Precisão de Mamografias

Por M. Mary Pennell

CHIGACO (Reuters Health) - Uma tecnologia para checagem de exame chamada diagnóstico com ajuda de computador (CAD, sigla para computer-aided detection) pode aumentar o número de tumores de mama detectados pela mamografia em 20 por cento, de acordo com estudo apresentado no encontro da Radiological Society of North America, em Chicago.

A conclusão é de um estudo realizado com 12.860 mulheres submetidas a mamografia com o CAD, informou Timothy W. Freer, diretor e proprietário do Centro de Diagnóstico da Mulher e da Saúde da Mama (Women's Diagnostic & Breast Health Center), em Plano (Texas).

No estudo, a equipe examinou a mamografia sem o CAD e depois novamente usando o programa de computador. O software marca áreas consideradas suspeitas, mas muitas delas acaba-se descobrindo que não apresentam câncer, disse Freer.

Cada mamografia examinada "teve em média quatro marcas do CAD, mas a maioria não apresentava câncer", disse o pesquisador em entrevista à Reuters Health.

O pesquisador informou que dos 49 casos de câncer detectados no estudo, 32 foram registrados tanto pelo CAD quanto pelo radiologista. Nove foram detectados só pelo radiologista e oito foram descobertos com a ajuda do CAD.

O mais importante é que oito casos de câncer identificados pelo CAD, "estavam em estágio bem inicial com lesões altamente tratáveis", disse o pesquisador. "Embora o CAD nunca vá substituir o radiologista, já não me sinto confortável avaliando mamografias sem usar o programa", afirmou Freer.

Os resultados iniciais do CAD são animadores, mas são necessários mais estudos antes de ele ser usado rotineiramente, avaliou Stephen Feig, professor de radiologia na Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York.

Segundo Freer, um obstáculo é o alto custo do sistema. Cada unidade custa mais de 200 mil dólares. "Centros com grande movimento podem arcar com o custo, mas não acredito que os pequenos possam", afirmou. Ele informou que seu centro acrescenta uma taxa de 15 dólares ao preço da mamografia para cobrir os custos do CAD.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários