Notícias de saúde

IBM Investe em Companhia que Mapeia Proteínas

LOS ANGELES (Reuters) - A International Business Machines Corp. anunciou na quarta-feira sua aquisição de uma fatia minoritária de uma companhia que visa a acelerar a descoberta de drogas através do mapeamento de proteínas.

O maior fabricante de computadores do mundo disse que o acordo com a Structural Bioinformatics Inc. (SBI), de San Diego, marca seu primeiro investimento como parceiro em uma empresa de ciências da vida. Detalhes do negócio não foram revelados. "Isso se adapta à nossa estratégia de nos tornarmos o principal fornecedor de tecnologia da informação para o setor de ciências da vida", disse Ann-Marie Derouault, diretora de desenvolvimento de negócios da IBM Life Sciences, uma unidade da empresa criada há três meses.

A IBM anunciou em agosto planos para estabelecer um fundo de investimentos de 100 milhões para ajudar empresas farmacêuticas e de biotecnologia a processar grandes quantidades de dados sobre código genético humano, a fim de ter novas formas de diagnosticar e curar doenças.

A companhia estimou o mercado de tecnologia da informação para as ciências da vida vai crescer para mais de 9 bilhões de dólares até 2003, em comparação com os atuais 3,5 bilhões de dólares.

A Structural Bioinformatics produz modelos de proteínas tridimensionais avançados, que são usados por pesquisadores farmacêuticos para criar e desenvolver drogas mais rapidamente e a um custo menor.

"O genoma humano foi sequenciado, mas o segundo estágio -- compreender como os genes produzem proteínas -- é muito mais complexo", disse Derouault.

Há cerca de 100 mil genes humanos. Até agora, os cientistas descobriram cerca de 2.000 das estimadas 1 milhão de proteínas do corpo humano, disse a executiva da IBM.

"O desafio para a tecnologia de informação é imenso", disse Derouault.

As proteínas regulam a estrutura e funcionamento das células, tecidos e órgãos. Elas também desempenham um papel importante em desencadear ou desativar doenças com causas genéticas, com câncer, Alzheimer e diabete.

A IBM fornecerá software e hardware e as duas empresas trabalharão em conjunto para tornar o conteúdo dos bancos de dados da SBI mais acessível a pesquisadores do mundo todo, via Internet por assinatura.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários