Notícias de saúde

Cirurgia Feita por Jatene Tem Platéia Virtual de 500 Médicos

SÃO PAULO (Reuters) - A cirurgia de substituição de válvula cardíaca do paciente Marlon César Segobria, 28 anos, seria mais um procedimento comum conduzido pelo médico Adib Jatene, no Hospital do Coração de São Paulo, não fosse por um detalhe: sua cirurgia foi acompanhada por mais de 500 médicos em 12 cidades do país.

Essa demonstração de cirurgia cardiovascular por videoconferência foi apresentada no início da tarde de terça-feira aos participantes do 2o. Congresso Internacional de Telemedicina, em São Paulo, e a outros médicos em hospitais de São Paulo e em cidades como Rio, Brasília, Manaus e Curitiba.

A cirurgia por videoconferência é uma das tecnologias da telemedicina, novo campo da medicina que pretende auxiliar médicos no atendimento à saúde com informações transmitidas através de meios de telecomunicação como cabos, fibras óticas, satélites, Internet, entre outros.

"A demonstração têm o potencial de interatividade, permitindo que os médicos que assistem à cirurgia também possam discutir com a equipe durante o procedimento", disse Jatene, diretor-presidente do Hospital do Coração de São Paulo.

Segundo Jatene, ao proporcionar o contato entre hospitais mais carentes e centros de referência médica, a telemedicina possibilita a qualificação, a consulta de uma segunda opinião e o esclarecimento de dúvidas.

O médico destacou ainda o importante papel da telemedicina no ensino e na pesquisa. "Acredito que, num futuro próximo, a telemedicina vai garantir que uma opinião tecnicamente embasada atinja diversos locais", afirmou Jatene.

De acordo com a assessoria de Jatene, a cirurgia, de porte moderado, foi realizada em 40 minutos e alcançou os resultados esperados.

Jatene disse que a telemedicina ainda é incipiente no país, mas que está se difundindo e buscando apoio das áreas pública e privada para se expandir.

"Não devemos esperar somente a ajuda do governo. Precisamos mobilizar a iniciativa privada para beneficiar também a população de baixa renda", afirmou Jatene.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários