Publicidade

Notícias de saúde

Chanceler Alemão Promete Medidas Duras para Conter Vaca Louca

Por Clifford Coonan

BERLIM (Reuters) - O chanceler alemão Gerhard Schroeder prometeu na sexta-feira ser firme na luta contra a doença da vaca louca, após a detecção de dois casos de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) em vacas alemãs.

Schroeder, a primeira autoridade a anunciar medidas duras com o temor que assola a Europa, disse que a Alemanha planeja introduzir uma proibição geral de ração animal contendo carne de vaca e fez um apelo a outros países da União Européia para que tomem a mesma atitude.

"É provável que uma proibição geral de ração animal contendo carne de vaca seja aprovada na segunda-feira...E sou a favor da proibição desta ração em toda a União Européia", afirmou Schroeder, durante um encontro da União Européia sobre os Bálcãs, em Zagreb.

Até agora, a Alemanha vinha se declarando "livre de BSE", vangloriando-se de padrões superiores de ração animal. Os seis casos anteriores de doença da vaca louca em solo alemão estavam relacionados a animais da Grã-Bretanha e Suíça.

O ministro da Agricultura alemão confirmou a descoberta de uma vaca com BSE, nas ilhas de Açores, nascida no Estado alemão de Saxony-Anhalt. Além disso, foi descoberto um segundo animal com a doença na região norte de Schleswig-Holstein.

A ministra da Saúde da Alemanha, Andrea Fischer, alertou que a doença da vaca louca representa um "perigo real" e que seu ministério pretende dar início a uma ampla realização de testes em vacas.

Posteriormente, Erwin Jordan, autoridade do ministério da Saúde alemão, disse que não existem motivos para suspeitar que a carne de vaca alemã não seja segura para consumo e fez um apelo a agricultores para tomar a iniciativa e suspender o uso de ração animal contendo carne de vaca imediatamente.

"Não há razão para afirmar que a carne alemã não é saudável. Temos um caso suspeito e não há motivo para supor que temos um problema de BSE aqui como na Grã-Bretanha, com centenas de casos", afirmou Jordan em comunicado.

Até agora, não existem casos confirmados na Alemanha da forma humana da doença da vaca louca, a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), responsável por 80 mortes na Grã-Bretanha e duas na França.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: