Notícias de saúde

Brasil: Empresas se Unem para Criar Remédios com Recursos Naturais Brasileiros

São Paulo, 20 de Novembro(eHLA). Uma parceria para explorar a biodiversidade brasileira uniu três indústrias farmacêuticas (Biolab-Sanus, Biosintética e União Química) e o Centro de Toxinologia Aplicada (CTA) com o objetivo de encontrar substâncias de interesse médico e tecnológico e lutar contra a apropriação dos recursos por outros países. O grupo pretende lutar contra a ausência de legislação de biotecnologia no Brasil. “Em nosso país, ao contrário dos EUA, não existem leis que garantam soberania sobre a riqueza natural. A concorrência com as industrias estrangeiras e desleal”, explica Antônio Carlos Martins de Camargo, diretor do CTA.

Segundo Camargo, a nova parceira terá responsabilidade de contribuir na elaboração e divulgação no Brasil de material didático de interesse médico, na elaboração e depósito de patentes e no estabelecimento de ensaios pré-clínicos e clínicos, além de gerar produtos fármacos. “A iniciativa é fundamental para que o Brasil possa vencer na corrida pela exploração de sua biodiversidade”, afirmou. Entre as pesquisas atuais do CTA está um novo anti-hipertensivo natural, feito com tecnologia nacional.

Atualmente as principais legislações de biotecnologia no Brasil são a Convenção de Biodiversidade e uma medida provisória que prevê a instalação de um conselho, a quem grupos como este que foi formado tem de pedir autorizações para fazer qualquer tipo de exploração.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários