Notícias de saúde

África do Sul Aprova Droga Anti-Aids

Johannesburgo, (Reuters). O principal conselho médico da África do Sul aprovou o uso de uma combinação de drogas anti-Aids que contém AZT, afirmou o laboratório Glaxo Wellcome, fabricante da droga, na terça-feira. A aprovação foi a primeira reafirmação da eficácia de compostos de AZT por um conselho médico oficial desde que o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, deu início a um intenso debate ao afirmar que o HIV não é a causa da Aids e indicar os chamados "dissidentes da Aids" para compor sua comissão consultora sobre a doença.

"Esta é uma forte aprovação de um conselho respeitável...O MCC não tem problemas com a eficácia da droga. Ele invalida o que foi dito", disse Peter Moore, diretor médico da Glaxo Wellcome na África do Sul.

O Conselho de Controle de Medicamentos (MCC) da África do Sul aprovou e registrou a droga anti-retroviral Combivir -- uma mistura de zidovudina (AZT) e lamivudina (2TC) -- em 10 de novembro e a droga estará disponível em farmácias na próxima semana, de acordo com o laboratório.

Mkebi vem recebendo duras críticas da comunidade científica internacional desde que questionou a eficácia do AZT e negou seu acesso a gestantes e vítimas de estupro em hospitais do sistema público de saúde.

A África do Sul está no centro da crise global da Aids -- cerca de 4,2 milhões ou um em dez sul-africanos são HIV positivo -, mas o AZT está oficialmente disponível no país somente no setor privado desde seu registro local há 11 anos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários